Tenho o prazer de comunicar que nestes últimos dias de Dezembro a Editora UFSC estará colocando nas prateleiras das livrarias o livro:

"O ESTADO DA ARTE DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA"

Florianópolis: Editora UFSC, 2013.
Autor/organizador: Pierre-André Julien
Tradutor: Miro Hildebrando

Lançado em vários países, desvenda alguns mistérios da PME, que ocupa 99,3% do universo das empresas do país. O livro surgiu quando Miro Hildebrando estava estudando na Biblioteca do Congresso, na capital americana, e foi de imensa utilidade: “Sua tradução foi um desafio para o qual tive o prazer de contar com a ajuda de algumas pessoas especiais, reconhecidas na "INTRODUÇÃO À EDIÇÃO BRASILEIRA", a qual documenta o que temos feito no Brasil para conhecer melhor essa entidade misteriosa -- a PME -- que já foi chamada por alguns desavisados de "entidade disforme esperando ser grande".



SEMINÁRIO SOBRE PRODUTIVIDADE

FIESC - Florianópolis- 9 DEZ 2013.

Na foto, à dir., Prof. Dr. Regis Bonelli (IBRE/FGV) e Estela Benetti, colunista de economia do Diário Catarinense. O evento contou também com a participação do Prof. Dr. Jorge Arbache (UNB/BNDES), ambos especialistas em Produtividade, área em que Miro Hildebrando está desenvolvendo esforços desde NOV/2012.

Evento que vai frutificar e trazer bons resultados para este trabalho de criar um novo conceito de MELHORIA DA PRODUTIVIDADE em nosso estado. Foi um seminário altamente produtivo e os contatos feitos durante sua realização foram excelentes. O Prof. Arbache concordou em disponibilizar seu banco de dados pessoal; ele é certamente uma fonte importante de informações a respeito desse tema.




Programa de habilidades e competências (PHC)


Desenvolve especificacoes de desempenho funcional e identifica conhecimentos, habilidades e competencias necessarias para ser bem sucedido no ambiente de trabalho.

É uma ferramenta crítica para melhorar padrões de vida pessoal, produtividade e competitividade das empresas.

O Prof. Miro Hildebrando apresentou à diretoria da ACIL – Associação dos Empresários de Lages, em 10/12/2012, o Programa de Habilidades e Competências (PHC) para trabalhadores em geral, de todos os setores, que visa qualificar o trabalhador e aumentar a produtividade pessoal e da empresa, melhorando as condições de empregabilidade e de sucesso pessoal, mediante qualificação e certificação. A certificação inclui determinadas características consideradas de portabilidade, isto é, com validade tanto nacional quanto internacional. O PHC está sendo apresentado gradualmente a empresários e autoridades; o objetivo é sua implantação em todo o estado de S. Catarina. Seu funcionamento em alguns países desenvolvidos permitirá convênios e acordos para desenvolvimento e sucesso do programa.
 


O diretor do Instituto Educatore, Dr. Miro Hildebrando, quando iniciava sua palestra sobre "Inovação e o Agronegócio" na Faculdade Anhanguera; em Anápolis (GO), 27/Outubro/2010.


Flagrante do VI ENEMPRE - Encontro Nacional de Empreendedorismo, realizado pelo EGC/UFSC e Fundação Carlos Jofre, em Lages-SC, em 22-24 de Novembro de 2009. Da esq. para dir., Prof. Sandro Morales, Roberto Amaral (ACIL), Profa. Rose Mary Lopes, Prof. Louis Jacques Filion (conferencista), Richard Charity, Adilene Hensel Matias, Profs. Hildebrando, Peletti e Lenzi (Uniplac).


Matéria publicada no jornal O ECONOMISTA, no.74, Set/Out 2009, do Conselho Regional de Economia- 7a.Região:



Pierre-André Julien, Ph.D é professor da Universidade de Quebec em Trois-Riviéres(UQTR) e diretor do INSTITUT DE RECHERCHE SUR LES PME; autor de 25 livros e mais de 400 artigos científicos publicados, esteve em Florianópolis para um dia de atividades acadêmicas coordenado pelo Prof. Miro Hildebrando, com o patrocínio da UFSC-EGC, Sebrae, Udesc/Esag, Fapesc e a Secretaria de Estado da Articulação Internacional, e para discutir o lançamento do seu livro:

Julien, P.A. (Org.). PMEs: Fundamentos e Desafios. O Estado da Arte da Pequena e Média Empresa. Tradução e revisão técnica de Miro Hildebrando. Versão em espanhol da Universidad ICESI (Colômbia) do original em Francês Les PM: Bilan et Perspectives. Florianópolis: Editora XXX, 2009, 487p.



1a. turma do curso de tecnologia para Representantes Comerciais, em convênio com a Uniasselvi, nas instalações do antigo Seminário, em Lages; Maio 2008.


Encerramento do I Ciclo de Atualização em Estudos Econômicos, realizado em São Joaquim com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, em 5 de Abril de 2007.


 

Flagrante da abertura do curso de Gestão Comercial em Lages, em parceria com a Uniasselvi e o Conselho Regional de Representantes Comerciais de Santa Catarina.


Flagrante do grupo de estudantes do curso de gestão comercial, de Lages, em viagem de estudos patrocinada pelo Conselho Regional de Representantes Comerciais de Santa Catarina.


O diretor do Instituto Educatore, Dr.Valdemiro Hildebrando quando iniciava sua palestra em 14 de Novembro de 2006 no auditório da UFPR- Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, para os alunos do Curso de Ciências Econômicas.    

 Visão geral dos participantes do VIII Encontro  Catarinense de Representantes Comerciais,  promovido pelo CORE-SC
.

 

 Participantes do I Ciclo de Atualização em Estudos  Econômicos (abril/maio de 2006): da esquerda para  a direita:Luciano Muller, Presidente  da AMPE; Prof.  José Antonio Lacerda;  Prof. João DalBello, Diretor  Superintendente da  Faculdade da Serra Gaúcha, de  Caxias; sentados:  Dr.  Valdemiro Hildebrando, Diretor do Instituto  Educatore; Dr. Humberto Richter, da Universidade de  Brasília e representante do  Conselho Federal de  Economia; Prof. Pedro
 Moreira  Filho,Presidente do  Conselho Regional de Economia.
    

 


Mesa diretora dos trabalhos de abertura do Curso I Ciclo de Atualização em Estudos Econômicos, realizado em Lages nos meses de Abril e Maio de 2006. Da esquerda para a direita: Prof. Pedro Moreira Filho, Presidente do Conselho Regional de Economia; Dr.Humberto Richter, da Universidade de Brasilia e representante do Conselho Federal de Economia; Francisco Kuster, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional; Prof.José Antonio Lacerda; Prof. João DalBello, Diretor Superintendente da Faculdade da Serra Gaúcha, de Caxias; Jacinto Bet, Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Lages; Dr. Valdemiro Hildebrando, Diretor do Instituto Educatore.


O Presidente Econ Raimundo Parasky, da Associação  dos Economistas do Vale do Itajaí (Blumenau)  entrega uma lembrança ao Presidente Econ Valdemiro  Hildebrando, da Associação dos Economistas do  Planalto Catarinense, em comemoração aos 27 anos  de aniversário desta; em 13 de Agosto de 2004,  Dia do Economista.

 

Reunião em comemoração ao Dia do Economista, 11 de Agosto de 2005, no Map Hotel, em Lages. Da esquerda para a direita: Econ Celso Benthien, Econ Daniel Rengel Ramos, Econ José Antonio Lacerda, Econ Yara Arasaki, Econ Luiz Carlos Régis, Econ Névio Fernandes, Econ Luiz Carlos Pfleger, Econ Avelar Fortunato, e na frente: Econ Pedro Moreira Filho, Presidente do Conselho Regional de Economia, Econ Valdemiro Hildebrando, Presidente da Associação dos Economistas.


Em evento conjunto com a Associação dos  Economistas,em 13 de Agosto de 2004, no Auditório  do CCJ da Universidade do Planalto Catarinense,  comemorando o Dia do Economista, da direita  para a esquerda: Elizeu Mattos, Secretário de Estado do  Desenvolvimento Regional; Luiz Henrique da Silveira,  Governador do Estado de Santa Catarina; Professora  Nara Maria Kuhn Gocks, Reitora da Universidade;  Econ Valdemiro Hildebrando, Presidente da  Associação dos Economistas e outras autoridades.
Copyright © 2006 Instituto Educatore